Teatro Santa Isabel - 167 anos

Em Cartaz

Banda Sinfônica celebra 59 anos em concerto comemorativo

Banda Sinfônica celebra 59 anos em concerto comemorativo

Galeria de Imagens

As quase seis décadas de atividades da banda serão festejadas com um repertório bem diversificado, que contempla desde a produção erudita de grandes compositores russos do século XX, à bossa nova, trilhas de filmes e frevo

No 8º concerto desta temporada, que será realizado na próxima quarta (25), a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel, a Banda Sinfônica do Recife merece calorosos aplausos. Mas, desta vez, não será só pelo repertório eclético, que costuma arrebatar públicos de todas as idades e diferentes estilos musicais. Atualmente regida pelo maestro Nenéu Liberalquino e composta por 85 músicos, a Banda estará celebrando seus 59 anos, completos no último dia 7.

A apresentação, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, será gratuita e aberta ao público. Os interessados devem chegar ao teatro com uma hora de antecedência para retirar o ingresso.

A música Festive Overture opus 96, do compositor russo, e um dos mais célebres do século XX, Dmitri Shostakovich, abrirá a noite de festa. Em seguida, será executado um medley de bossa nova, com as músicas Manhã de Carnaval, de Luiz Bonfá; Samba de Verão, de Marcos Valle; Batida Diferente, de Durval Ferreira e Maurício Einhorn; Influência do Jazz, de Carlos Lyra; Canto de Ossanha, de Baden Powell e Vinícius de Moraes; e Chega de Saudade, do saudoso Tom Jobim.

O terceiro momento do concerto será uma homenagem in memorian ao maestro José Menezes, um dos três compositores mais gravados compositores de frevo do mundo, ao lado de Capiba e Nelson Ferreira. A banda tocará o último frevo de rua composto por ele: Bico Doce, grande vencedor do concurso Recifrevo de 1995.

Honrando uma das mais aclamadas tradições da Banda, o quarto momento do concerto será dedicado a grandes sucessos do cinema. A trilha escolhida para a apoteose pop do concerto será a música, do filme A Missão, Gabriel´s Oboe, do compositor, arranjador e maestro italiano Ennio Morricone.

Em seguida, para fechar a noite em grande estilo, será executado um potente medley inspirado na era das big bands, seguido da delicadeza da composição Berceuse e Finale, a Suité do Balé O Pássaro de Fogo, do compositor, pianista e maestro russo, considerado um dos compositores mais importantes e influentes do século XX, Igor Stravinsky.

Banda Sinfônica do Recife – Fundada no dia 7 de outubro de 1958, a Banda Sinfônica do Recife começou com um efetivo de 34 músicos e se apresentou pela primeira vez no dia 24 de dezembro daquele mesmo ano, no Sítio Trindade. Nestas quase seis décadas de atividades, já teve grandes músicos como regentes, como Geraldo Menucci, o primeiro, Lourival Oliveira, Antônio Albuquerque, Luiz Caetano, José Genuíno, Júlio Rocha, Ademir Araújo, Edson Rodrigues, Ricardo Normando e Maestro Duda. Patrimônio de todo o povo pernambucano, a Banda Sinfônica do Recife está, desde 2002, sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino.

Serviço

Concerto de Aniversário da Banda Sinfônica do Recife

Data: Quarta-feira, 25 de outubro

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio

Entrada franca

Informações: 3355-3322

Fotos: Wesley D’Almeida

Data do Evento

25 de outubro às 20h
Voltar